No dia 11 de Junho o Coral da Uni-CV recebeu um workshop do músico e compositor caboverdiano Djinho Barbosa e como bónus, a ilustre visita do também compositor Nhelas Spencer que passava por ali, entrou, gostou e ficou. Nhelas ouviu, elogiou a qualidade do trabalho, aconselhou-nos e cantou um pouco do seu tema "Poc li dent e tcheu", gravado por Mayra Andrade.
Djinho veio conhecer o coro, ouvi-lo cantar e se familiarizar com o nosso repertório e a nossa forma interpretar as peças. Veio falar-nos de harmonia, arranjos, e fazer reflexões sobre a utilização da harmonia vocal na Música de Cabo Verde. Experimentando possibilidades e arpejos de acordes, passámos momentos realmente inspiradores e motivantes para mim e para os coralistas. Juntos cantámos, improvisámos e chorei de emoção e prazer com as harmonias que criámos em exercícios de improviso.
Agradeço imensamente a este magnífico senhor de grande alma, humildade e muito talento musical. Agradeço o que esta visita fez aos meus alunos, à nossa auto-estima, à nossa forma de ver e viver a música... Só agradeço pelo que nem sei que aconteceu ali. Muitas energias e sinergias, traduzidas em som... frequências que continuarão a vagar no universo para sempre. E nem sabemos que tipo de coisas desbloqueámos e curámos com esse encontro,nem sabemos que sonhos plantámos, que mundos criámos. Obrigada Djinho!
Sensibilidade, corpo, musicalidade...auto-conhecimento, respiração, voz, canto... viagem de descoberta pessoal e colectiva.
quarta-feira, 12 de junho de 2013
segunda-feira, 3 de junho de 2013
Participação do Coral da Uni-CV na 1ª Gala "Eu posso Ajudar", do Hospital Agostinho Neto

O Coral da Uni-CV participou, no dia 01 de Junho, da I Gala Eu posso Ajudar, do Hospital Agostinho Neto, organizada pela ACI produções. Esta Gala Beneficente tinha como objectivo a angariação de fundos para equipar a Pediatria do Hospital Agostinho Neto, na Praia.O espectáculo foi realizado no auditório da Assembleía Nacional e contou com a presença de ilustres artistas como Lura, Princezito, Mirri Lobo, Michel Montrond,Sara e Teté Alhinho e Alberto Koenig.
O coro interpretou dois temas "Dor di Nh'alma" do compositor cabo-verdiano Betú, e "Música de Nina", um lullaby da minha autoria, as duas peças arranjadas a 3 vozes (SAT). Também fizemos algumas brincadeiras de voz e percussão corporal como separadores de dois versos de um poema que a nossa Kaelany (filha de uma coralista) declamou.
O espectáculo todo foi maravilhoso, fluiu naturalmente e assim decorreu agradavelmente e foi muito leve. Os meus alunos ficaram radiantes com a sua bela participação! E eu, muito feliz!
Assinar:
Postagens (Atom)